segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Aprendendo os Sinais de Pista

Em atendimento ao jovem como um todo, o clube cria envolvimento e fornece bons programas, não há alternativa senão a de programar, e organizar cuidadosamente. O Clube de Desbravadores Querite de Jequitaí realizou um Treinamento de Sinais de Pista, quem se dedica a essa atividade adquire conhecimentos muito úteis e elevado grau de percepção das coisas. Naturalmente que seguir uma pista real para a descoberta de um animal ou pessoa, demanda oportunidades e interesses que muitas vezes nos escapam. Por isso é que os Desbravadores iniciam o aprendizado utilizando sinais convencionais próprios, colocados em pontos que facilitam a observação.

Sempre que alguém entra em uma mata fechada o risco de ficar perdido é muito grande. O interior de uma floresta bem fechada pode ser muito traiçoeiro até para os Desbravadores mais experientes, pois para qualquer lado que olhar você vai se deparar com uma paisagem incrivelmente parecida.

Por este motivo foram desenvolvidos alguns sinais que podem ser confeccionados com materiais encontrados na própria natureza e que são de grande valia na hora que você necessitar voltar ao acampamento ou voltar ao ponto de partida.

Outra função muito importante do sinal de pista é a de indicar um determinado caminho para outras pessoas que por ventura tenham que fazer a mesma trilha que você, porém em outro período do dia.


Os sinais devem ser feitos em locais de fácil visualização e jamais colocados a mais de um metro de altura do solo, pois fica difícil de encontrá-los. Evite fazer os sinais utilizando folhas secas de árvores, pois qualquer vento que soprar vai desfazer o seu sinal.

Atenção: Sempre utilize sinais para indicar o início e o final da trilha de sinais, essa ação garante que a pessoa que estiver seguindo os sinais saiba exatamente quando chegou ao local desejado por quem montou o caminho.

Se ao caminhar por uma trilha você se sentir inseguro com relação ao caminho de volta não hesite em deixar sinais, isso vai lhe trazer mais segurança e tranqüilidade durante sua aventura.

Fonte: Aventuras ao Ar Livre, Guia para Desbravadores

Nenhum comentário: